AS NOTAS DO JAZZ

Música Canadense

Música Brasileira

Jazz Pelo Mundo

A Historia do Jazz no Canadá

De acordo com a teoria geralmente aceita, o jazz pode ser atribuído ao ambiente sócio-musical de Nova Orleans no início do século XX.
Os inícios comerciais da música, que são de maior relevância para sua história no Canadá, são geralmente datados de 1917 – especificamente para as gravações de um quinteto branco de Nova Orleans, a Original Dixieland Jazz Band.
Desde então, o jazz tem sofrido constante mudanças, muitas vezes dramáticas. Tem seguido vários caminhos paralelos e estilos sobrepostos, as vezes em resposta a influencias externas (como as de musica clássica no chamado “Third Stream” dos anos ’50, e as de rock e R&B no estilo “Fusion” começando no final da década de 60), mas frequentemente devido à inovação e transformação interna. Embora jazz tem exercido uma influencia marcante sobre outros estilos de música durante seus primeiros 100 anos, ele mesmo passou por uma certa internacionalização enquanto músicos de outros países, Canadá sendo um dos primeiros, tem absorvido, adotado e ou adaptado muitos das suas tradições.
Até o início do século 21, o jazz tem achado um lugar sempre maior nos currículos de muitas faculdades no Canadá e em outros lugares, mas a sua tradição permanece em grande parte uma tradição oral. Jazz tem sido assimilado mais através de imitação de artistas icônicos como Louis Armstrong, Thelonious Monk, Miles Davis, John Coltrane, etc., seguido de um aprimoramento daquilo que foi “imitado”, e finalmente, uma evolução para um estilo ou forma de expressão pessoal.
Na categoria de artistas icônicos temos quatro canadenses que influenciaram o desenvolvimento geral da tradição ou que tem sido “imitados” por outros artistas. Oscar Peterson é reconhecido como um dos maiores pianistas de jazz de todos os tempos, e entre os mais influentes da época pós-guerra. Paul Bley foi um artista significativo do movimento “free jazz” do inicio da década de 60, e seus trios serviam como exemplo para muitos pianistas americanos, europeus e canadenses. O trompetista Kenny Wheeler desenvolveu um estilo de composição e lirismo no instrumento que tem sido amplamente imitado. Apesar de ser conhecida inicialmente como uma pianista de jazz, a Diana Krall tem introduzido o estilo a um público mais amplo e foi uma das vocalistas mais bem sucedidas comercialmente de qualquer estilo musical no inicio do anos 2000. Não podemos esquecer o Gil Evans, pianista, compositor e arranjador, talvez mais conhecido pelas colaborações com Miles Davis durante os anos ’50 e ’60, que solidificou seu nome entre os artistas mais influentes do jazz.

Outros canadenses como Ed Bickert, Sonny Greenwich, Claude Ranger, Fred Stone,
e Nelson Symonds, Barry Elmes, Al Henderson, Jean Derome, Brad Turner e Phil Nimmons, estabeleceram tradições nos seus respectivas cidades e rivalizou os admirados músicos americanos como influências formativas em gerações posteriores de músicos canadenses.

Inicio da Historia do Jazz no Canada

Os primeiros jazzistas no Canadá eram de origens estadunidenses que se apresentavam nos palcos de vaudeville e cabarets de 1915-1920. O pianista Harry Thomas é considerado o primeiro jazzista canadense baseado no conteúdo improvisado de suas gravações de ragtime de 1916. Muitas bandas canadenses de música de dança, chamadas de “novelty” ou “syncopation” da década de 1920 incluía sucessos do jazz americano da época como parte de repertório mais amplo, principalmente em Toronto e Montreal. A orquestra de Guy Lombardo é provavelmente a mais conhecida desta época, mostrando a influência do jazz.
Músicos no Canadá com habilidades de improvisação à altura para ser considerados grandes solistas também incluía o cornetista Jimmy “Trump” Davidson, o trombonista Seymour “Red” Ginzler e o saxofonista Cliff McKay em Toronto, o saxofonista Charlie See and Chick Inge em Vancouver, e saxofonista Adrien “Eddy” Paradis e vários músicos americanos em Montréal.
Outros músicos negros dos Estados Unidos e Canadá formaram bandas durante a década de 30, incluindo o saxofonista Myron Sutton (The Canadian Ambassadors), o trompetista Jimmy Jones (Harlem Dukes of Rhythm) e o baterista Eddie Perkins em Montréal, e o pianista Harry Lucas (Harlem Aces) em Toronto.
O jazz permaneceu uma parte incidental da música popular canadense dos anos 1930 aos 1940, embora vários músicos mantiveram o estilo em várias regiões: Cliff McKay, Trump Davidson, Ted Davidson, Bobby Gimby, Bert Niosi, e Pat Riccio em Toronto; violinista Willy Girard, pianista Bob Langlois e saxofonista Stan Wood em Montréal; e saxofonista Carl “Beaky” DeSantis, guitarrista Ray Norris, e pianistas Bud Henderson e Wilf Wylie em Vancouver. No entanto, Big Bands dos Estados Unidos de estilos jazz e
“swing” se apresentavam frequentemente em salões de dança e gravação, e as transmissões ao vivo nas rádios americanas podiam ser ouvidas no Canadá. As transmissões da Rádio CBC de Oscar Peterson tocando ao vivo em Montreal no meados dos 1940 foram fundamentais para estabelecer o pianista como o primeiro grande estrela do jazz do Canadá.

Jazz Traditional e Dixieland

A popularidade de duas idiomas de bandas pequenas durante os anos 1940 – um renascimento da música tradicional de New Orleans e o novo estilo conhecido como “bebop” – teve um efeito crucial no desenvolvimento do jazz no Canadá. Incompatível com os ambientes mais comerciais onde o jazz era ouvido anteriormente, “trad” e “bop” exigia que seus músicos afirmassem sua própria autonomia.
Tanto a musica tradicional de afro-americanos em New Orleans quanto o Dixieland do seus imitadores brancos tiveram proponentes em muitas cidades canadenses. Porem, a concentração de atividades desses estilos era em Toronto, começando em meados dos anos 1930, quando a banda de dança de Trump Davidson mostrou uma clara influencia de música Dixieland. O renascimento internacional de “trad” foi tomado em Toronto no final dos anos 1940 por Clyde Clarke (pianista e líder do Queen City Jazz Band), Ken Dean (cornetista e líder do Hot Seven) e Michael Snow, entre outros.
Nos anos 1950 e no início dos anos 1960, a maior banda de Toronto era a Imperial Jazz Band do cornetista Mike White, que muitas vezes apresentava solistas convidados americanos. Outras bandas populares eram lideradas por Jimmy Scott e o trombonista Bud Hill. Os Metro Stompers (liderados pelos baixista Jim McHarg, seguido por Jim Galloway) eram a banda mais bem sucedida dos meados dos anos 1960 e sobreviveu durante os anos 1970 antes de se tornar uma banda de swing nos anos 1980. Os Stompers foram eventualmente ultrapassados como a banda local preferida pela Climax Jazz Band, formada em 1971.
Outras cidades tinham bandas ou músicos que eram proponentes de “trad” ou Dixieland em Vancouver, Halifax,  Ottawa, Kingston e Montréal. Uma geração mais jovem de músicos surgiu em Montréal durante os anos 80 tocando em bandas como Bande à Magoo, Dixieband e Sweet Dixie como parte das atividades de rua do Festival international de jazz de Montréal (FIJM).

Bebop

Surgindo em Nova New York no inicio dos anos 1940, esse estilo de jazz harmonicamente avançado, com um ritmo mais livre e assertivamente virtuoso começa a entrar no Canada no final dos anos 1940, como mostram as gravações de Moe Koffman and Oscar Peterson.
Outros “boppers” canadenses dos 1940 incluíam: Paul Bley, Willy Girard, pianista Sadik Hakim, saxofonista Benny Winestone, pianista Harold “Steep” Wade, trombonista Jiro “Butch” Watanabe, e bateristas Billy Graham e Mark “Wilkie” Wilkinson em Montréal; Al Neil e Ray Norris em Vancouver; Herb Spanier nos Prairies; e Norm Amadio, saxofonistas Bill Goddard e Dave Hammer, e trompetista Graham Topping em Toronto.
Bebop continuou sendo fundamental para os estilos da maioria dos músicos de jazz canadenses para os próximos 30 anos. O estilo chamado “West Coast Cool”, que antecipa o bebop por uns cinco anos e que atraiu alguns dos seus músicos, teve como proponentes no Canadá no medos dos 1950 as bandas lideradas por Ron
Collier e Fraser MacPherson, nos anos 1980 por Rob McConnell, e nos arranjos de Phil Nimmons e outros para big band.
Outros artistas notáveis da tradição bop incluía: pianistas Wray Downes, Mark Eisenman, Sadik Hakim e Maury Kaye; bateristas Pete Magadini and Norman Marshall Villeneuve; saxofonistas Sayyd Abdul Al-Khabyyr, Dale Hillary, Bob Mover, Alvinn Pall, Leo
Perron, Bernie Piltch, P.J. Perry, Campbell Ryga and Dave Turner; flautista Bill McBirnie; trompetista Kevin Dean, e os americanos Charles Ellison e Sam Noto (em Montréal e Toronto).

Big Bands

A tradição de big bands no cenário de música canadense se estabeleceu somente nos anos 1950 com as bandas de Calvin Jackson, Phil Nimmons e Graham Topping em Toronto, Steve Garrick e “Butch” Watanabe em Montréal, e Dave Robbins em Vancouver. Outras bandas surgiram nos anos 1960, incluindo aquelas lideradas por trombonista Ray Sikora em Vancouver, por Ron Collier, Pat Riccio e Don Thompson em Toronto, e por Lee Gagnon e Vic Vogel em Montréal.
Outras bandas importantes desta época foram lideradas por Hugh Fraser em Vancouver; Tommy Banks e Bob Stroup em Edmonton; Eric Friedenberg  em Calgary; Kerry Kluner e Ron Paley in Winnipeg; Jim Galloway (Wee Big Band), Rob McConnell
(Boss Brass), Dave McMurdo, Ted Moses, em Toronto; e Denny Christianson e Andrew Homzy em Montréal.
O formato passou por um ressurgimento nos anos 1990 com a Neufeld-Occhipinti Orchestra, a Hard Rubber Orchestra e a New Orchestra Workshop (NOW) Orchestra de Vancouver. Em Montréal, saxofonista Christine Jensen formou uma big band em 2010; e em 2012, criou a Orchestre National de Jazz de Montréal junto com a pianista Marianne Trudel, Andrew Homzy e outros.

Third Stream

Esse termo, introduzido no meio dos anos 1950 pelo compositor-regente americano Gunther Schuller, descreve um estilo que une elementos de música clássica com os do jazz. O movimento “third stream” floresceu no Canadá em grande parte através dos esforços de Norman Symonds, Ron Collier e outros alunos de Gordon Delamont, todos eles empregando formas clássicas como estruturas para improvisação por grupos de jazz.
Ron Paley escreveu e, com seu trio ou big band, estreou quatro obras com a Winnipeg Symphony Orchestra (1979–87); Ian Sadler liderou a Alberta Jazz Repertory Orchestra num programa de composições originais no festival Jazz City em 1982; e Tim
Brady gravou Visions com Kenny Wheeler em 1985.

Contemporary Jazz

Nos anos 1950 e 1960, o jazz começou a ir além da estrutura harmônica e se livrar das grades rítmicas tão explorados pelo bebop. Os desenvolvimentos sucessivos representados por “hard-bop”, “post-bop”, “jazz modal” e outras iterações demoraram para chegar no Canadá, e foram inicialmente ouvidos somente na música de Brian Barley, Sonny Greenwich, Lenny Breau, Claude Ranger e poucos outros, todos permanecendo fora do estabelecido conservadorismo do jazz canadense.
Nos anos 80, as novas abordagens – expressas pelo icônico saxofonista americano John Coltrane – se tornaram mais comuns na musica da geração mais nova de músicos como Mike Allen, Ron Allen,Ralph Bowen, Patric Caird, Phil Dwyer, Rob Frayne, Kirk MacDonald, Mike Murley, John Nugent, Yannick Rieu, Mike Sim, Simon Stone, Perry White and Mike Zilber.
A influência de outro importante inovador americano, o saxofonista Ornette Coleman, também não teve grandes repercussões ate o inicio dos anos 80, e então em grande parte através do trabalho da banda harmolodica (uma forma de free jazz) de Coleman, Prime Time influenciada pelo rock. Essa banda serviu de modelo para vários grupos que surgiram do ambiente do bairro Queen Street West em Toronto.
Por outro lado, o jazz “avant garde” dos anos 1960 e 1970 teve protagonistas canadenses quase que imediatamente. Os mais proeminente entre eles — pianista Paul Bley and trompetista Kenny Wheeler — atuaram em nível internacional. Como o líder da banda que originalmente contratou o trompetista Don Cherry e o baixista Charlie Haden para acompanhá-lo no Hillcrest Club de Los Angeles, Bley foi fundamental no lançamento da carreira de Ornette Coleman. Em seguida, Bley se tornou um membro chave do trio influente do clarinetista Jimmy Giuffre com baixista Steve Swallow. Retornando à Costa Leste acompanhado por sua esposa, a compositora Carla Bley, ele ajudou a formar o Jazz Composers Guild, que representava figuras importantes como Cecil Taylor, Archie Shepp e Roswell Rudd.

Free Jazz

O Free Jazz foi introduzido no Canadá pela Artists’ Jazz Band, formada em Toronto em 1962. O pianista e baixista Stuart Broomer liderou suas primeiras bandas em Toronto em 1966, enquanto o Al Neil de Vancouver passou do bebop para a nova música nesta mesma época.

Em Montreal, o Quatuor de jazz libre du Québec foi fundado em 1967. Após um período de relativa inatividade, o free jazz expandiu-se em várias frentes: em Montréal, com o Atelier de Musique Expérimentale, ativo de 1973 a 1975, e o Ensemble de Musique Improvisée de Montréal, fundado em 1978; em Toronto com o CCMC e vários conjuntos liderados por Bill Smith; em Londres, Calgary e Vancouver.
Originalmente uma pianista, Jane Bunnett voltou-se para o saxofone soprano e rapidamente estabeleceu-se como uma voz distinta. Na década de 1980, entrou para o cenário internacional com uma série de gravações que exibiram seu talento ao lado de artistas americanos consagrados como o pianista Don Pullen e o saxofonista Dewey Redman.
Outros músicos individuais atuantes no free jazz incluíram: pianistas Stuart
Broomer, Jean Beaudet, Paul Plimley, Michael Snow, Ajay Heble e Casey Sokol; saxofonistas Smith, Stach, Maury Coles, Paul Cram, Bruce Freedman (Chief Feature), Nobuo Kubota (CCMC), Robert Leriche, Graham Ord (Free F’All, Garbo’s Hat), John Oswald, Lori Freedman e Richard Underhill; violinista David Prentice; guitarristas Eugene Chadbourne, Lloyd Garber, e Randy Hutton; baixistas Lisle Ellis, George Koller, Clyde Reed e Claude Simard; e percussionistas Roger Baird, Richard Bannard, Larry Dubin, John Heward, Claude Ranger, Jesse Stewart e Gregg Simpson. Ranger e Fred Stone lideraram conjuntos importantes neste estilo.

Avante Garde

MacPherson, Rob McConnell, Richard Parris, Oscar Peterson, Roy Reynolds, Joe Sealy, Brian Browne e Rick Wilkins, entre outros.
Nos anos 80 e 90 – devido a uma combinação de fatores, incluindo a crescente presença de festivais canadenses e o desenvolvimento de programas de educação pós-secundária em jazz – um número crescente de jovens músicos entrou no campo do jazz. Vários deles alcançaram proeminência somente depois de se mudarem para os EUA, incluindo: os pianistas Andy Milne, Jon Ballantyne, John Stetch, Renee Rosnes  e D.D. Jackson; trompetista Ingrid Jensen; os saxofonistas Seamus Blake, Michael Blake, John Nugent e Andrew Rathbun; o guitarrista Kevin Breit; os baixistas Michael Bates e Chris Tarry; e os bateristas Harris Eisenstadt e Owen Howard.
No final do século 20, houve vários músicos nascidos nos EUA assumindo papeis importantes no crescimento de cenários de jazz locais e regionais no Canadá, incluindo: o baixista Steve Kirby em Winnipeg; pianista, cantor e jornalista Bill King, e saxofonista David Mott em Toronto; saxofonistas Billy Robinson e Vernon Isaacs em Ottawa; e baterista Jerry Granelli em Halifax.

Mais significativamente, depois de 1990, uma corrente composicional canadense distinta começou a surgir, distinta da música criada nos EUA por essa diferença característica entre sociedades canadenses e americanas: a expressão de um mosaico multicultural (canadense) ao invés de um “melting pot” ou caldeirão (americano). Exemplos principais somente entre pianistas incluíram músicos como John Stetch (que usou elementos de sua herança ucraniana em suas composições), Marilyn Lerner (que integrou música klezmer judaica), D.D. Jackson (que fez referência ao histórico chinês de sua mãe em igual medida à herança afro-americana de seu pai) e Andy Milne (que se destacou entre seus colegas músicos de jazz negros em Nova York por abraçar artistas folclóricos canadenses como Joni Mitchell, Neil Young e Bruce Cockburn – um reflexo de sua educação por sua família adotiva branca no sul de Ontário).

Fusion, Latin Jazz, World Beat

A “fusão” dos preceitos improvisados do jazz com a tecnologia e os ritmos do rock e do R & B começou em meados da década de 1960 em bandas americanas como Blood, Sweat e Tears (vide David Clayton-Thomas). Foi trazido à tona por Miles Davis em 1969 e disperso em várias direções por seus sidemen e outros na década de 1970. O Fusion, que também mostra a influência da música latina, foi o sub-estilo mais popular do jazz nas décadas de 1970 e 1980. Foi adotado por muitas bandas e músicos no Canadá a partir do início dos anos 70, com o Pacific Salt em Vancouver, Maneige em Montréal e os grupos liderados pelo pianista e compositor americano Ted Moses em Toronto.
Três bandas dominaram a música de fusão no Canadá durante os anos 80:
Manteca, Skywalk, e UZEB. A Skywalk e a UZEB se basearam fortemente no rock, a Manteca nos ritmos latinos e africanos, e todos os três usaram a mais recente tecnologia de sintetizadores. Outras notáveis bandas de fusion da década de 1980 incluíram Barclay Road, Beards, Five After Four, Mélosphere, Northland, Orchestre Sympathique, Quartz, Purple Changes, Strangeness Beauty, Synthetic Earth, Tasman e os conjuntos de Ron Allen, tecladista Aaron Davis, os guitarristas Brian Hughes, Joey Goldstein, Sylvain Provost e Carlos Lopes, o saxofonista Earl Seymour, o violinista Hugh Marsh e o baterista Mathieu Léger.
O Fusion tem sido particularmente popular no Québec, em parte devido ao exemplo da UZEB. No final dos anos 80, vários músicos reintroduziram elementos mais tradicionais do jazz no fusion, criando efetivamente um estilo “post-fusion”; entre eles, no Canadá, estavam o baixista Sylvain Gagnon, o trompetista John MacLeod, o baterista Barry Romberg e o quinteto Creatures of Habit.
No final dos anos 90, o fusion passou por um movimento revivalista significativo entre os músicos mais jovens na cena musical “Downtown” de Nova York. Ao mesmo tempo, o quarteto de Vancouver, a Metalwood, dominou o Juno Awards com gravações consecutivas (1998–2004).
A fusão da música latina com o jazz antecedeu a do rock com o jazz por cerca de 20 anos. Os músicos de jazz começaram a introduzir ritmos latinos na década de 1940, e bandas latinas há muito tempo apresentam músicos de jazz em papéis de improvisação. O cantor cubano Chicho Valle liderou grupos latinos (por exemplo, Los Cubanos) em Toronto por 30 anos, enquanto músicos de jazz organizaram bandas latinas (conjuntos de jazz com seções rítmicas expandidas) na década de 1960 (por exemplo, Émile “Cisco” Normand em Montréal) e 1970 (por exemplo, Guido Basso e o percussionista Marty Morell em Toronto). No final dos anos 1970, os grupos latinos começaram a proliferar. O percussionista colombiano Guillermo Memo Acevedo apresentou sua Banda Brava, uma orquestra de salsa de tamanho variável em Toronto, e tornou-se uma figura de destaque no desenvolvimento do jazz latino no Canadá. Outras bandas proeminentes nos anos subseqüentes incluem: em Toronto, Accento Latino, Coconut Groove e a Polícia Montuno (ambas lideradas pelo percussionista Rick Lazar), Orquestra Fantasia e Ramiro’s Orchestra de Ramiro Puerta; em Montréal, Arôma, Denis Fréchette Ad Lib, Québa, o cantor e violonista brasileiro Paulo Ramos, e o percussionista brasileiro Assar Santana e sua banda Chamel #6; em Winnipeg, Papa Mambo e His Gringos, do percussionista Rodrigo Munoz; e em Vancouver, o Afro Latin Sextet, da tecladista Kathy Kidd, as bandas do guitarrista Ray Piper e Salsa Ferreras (liderado pelo percussionista Salvador Ferreras).
O avanço mais significativo para a música latina no Canadá ocorreu em 1982, quando a saxofonista de Toronto Jane Bunnett e seu marido trompetista Larry Cramer visitaram Cuba. A viagem mudou o foco musical de Bunnett do jazz contemporâneo para uma exploração dos diversos gêneros encontrados na ilha. Suas viagens subsequentes a Cuba abriram o caminho para vários músicos excepcionais – especialmente os pianistas Hilario Duran e David Virelles, e o baterista Dafnis Prieto – para irem ao Canadá e eventualmente aos EUA.
O surgimento de World Music, ou “World Beat”, como uma influência na música popular no final dos anos 80, foi personificado no Canadá por Ron Allen (tocando o shakuhachi, uma flauta japonesa), Anoosh (liderado pelo armênio-italiano Raffi Niziblian) A banda Flying Bulgar Klezmer (mais tarde The Flying Bulgars), o pianista e korista Daniel Janke, o cantor El Kady (Ricardo Pellegrin da Guiné-Bissau), Meca, o pianista Lee Pui Ming e o Space Trio, entre outros, que combinaram elementos de suas respectivas tradições folclóricas (ou adotadas) com o jazz.

Fonte:
http://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/jazz/

Uma Iniciativa e Organização da

Todos os direitos reservados pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá© 2018